PIRÂMIDE X MARKETING MULTINÍVEL, QUAL A DIFERENÇA?

Você já deve ter ouvido falar de pirâmide financeira, esquema Ponzi, MMN, Marketing de Rede, Marketing Multinível, enfim como saber qual a diferença dentre tantos adjetivos. Vamos aqui esclarecer de uma forma simples o que diferencia uma coisa da outra.

Marketing Multinível, Marketing de Rede ou MMN

Nomenclaturas mais usadas para definir um método de trabalho que se iniciou nos EUA no ínicio do século XX e hoje movimenta bilhões de dólares no mundo todo. Este modelo de negócio é um canal da venda direta que é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores fora de um estabelecimento comercial fixo, consiste na associação da  pessoa a uma empresa de revenda de produtos  ou serviços com a possibilidade de formação de uma equipe que irá passar a consumir os produtos com desconto, revender e até mesmo montar a sua própria equipe de vendas, recebendo pequenas porcentagens pelo trabalho de cada um, que num montante geral ao passar do tempo se torna uma renda muito interessante. Vale ressaltar que o MMN é perfeitamente legal, pois todos tem a mesma oportunidade de crescimento através da méritocracia.

Pirâmide Financeira, Esquema Ponzi

É um modelo comercial previsivelmente não sustentável que depende basicamente do recrutamento progressivo de outras pessoas para o esquema, que é ilegal em vários países, inclusive aqui no Brasil. O esquema de pirâmide pode ser mascarado e aparentar ser marketing multinível. A idéia básica por trás do golpe é que o indivíduo faz um único pagamento com a promessa de uma comissão pelo recrutamento de outras pessoas.
Claramente, a falha fundamental é que não há um benefício final; o dinheiro simplesmente percorre a cadeia, e somente quem está no topo da pirâmide, ou seja, os idealizadores do golpe que ganham dinheiro trapaceando as vítimas. Conhecido também como esquema Ponzi, referência ao criminoso ítalo-americano Charles Ponzi, que na década de 1920 notabilizou-se como autor de uma gigantesca fraude.
Diferenças básicas entre os métodos




Comentários